Fulfillment – O que é?
Hoje em dia, o termo fulfillment é muito conhecido no ramo de e-commerce, uma vez que o Mercado Livre criou um galpão, onde ele recebe, armazena, separa, confere, embalar e expede todas as vendas que ocorrem em sua plataforma. Dentro do Mercado Livre, o fulfillment é conhecido apenas como FULL e vem sendo muito utilizado, uma vez que agiliza demais todos os processos de venda dos vendedores da plataforma.
O Fulfillment é uma palavra em inglês que significa, a grosso modo, cumprimento ou realização. Isso quer dizer que quando temos um fulfillment fazendo a toda operação logística de um e-commerce, temos uma empresa que fica responsável por cumprir e realizar todas as tarefas operacionais logísticas de um e-commerce.
O processo logístico pode ser considerado simples, quando se tem um e-commerce com um volume pequeno de vendas e um estoque reduzido, porém quando o assunto é venda online, quando menos esperamos, existe um aumento significativo nas vendas e isso faz com que o empreendedor tenha que correr atrás de funcionários, galpão, equipamentos etc.
Pensando nisso, a Fleischer desenvolveu um modelo de negócio onde somos um Fulfillment particular que atende todos os canais de venda que esse e-commerce possa ter. Os canais mais comuns são:
Os serviços que estão inclusos no Fulfillment da Fleischer são os mesmos oferecidos pelo Fulfillment do Mercado Livre.
Nós ficamos responsáveis por receber todos os produtos de seus fornecedores. Ao receber, fazemos a conferência dos itens para saber se tudo o que foi comprado pelo nosso cliente chegou em nosso galpão em perfeito estado, caso contrário, avisamos nosso cliente que o pedidos veio divergente ou avariado.
Após feita a conferência, os itens são armazenados e ficam disponíveis para serem vendidos em todas as plataformas online.
Sempre que uma venda for realizada, nosso sistema (WMS criado pela Fleischer para tocar a operação de Fulfillment) acessa o pedido no ERP do cliente e cria uma separação. Nossos colaboradores vão até o local indicado e pegam o produto referente aquele pedido.
Uma vez separado, outro colaborador faz a conferência do item e embala o produto, sempre da melhor forma possível, evitando quebras e avarias no processo de expedição e transporte. Após ser embalado, os pedidos vão para uma linha de impressão de NF e etiqueta de envio, onde fazendo tudo de forma automatizada, evitando erros e conseguindo um fluxo maior de pedidos/dia.
Feito todo esse processo, os pacotes são triados entre as transportadoras e ficam aguardando coleta delas. Hoje nosso Fulfillment recebe o Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Amazon, Olist, Correios, Uello e outras transportadoras, com isso os pedidos de nossos clientes são expedidos sempre em D+0, atendendo todos os requisitos dos marketplaces, evitando atrasos e melhorando a reputação da loja dentro da plataforma.
Se você gostou as solução de Fulfillment da Fleischer, entre em contato conosco que poderemos mostrar melhor como funciona nossa operação e temos certeza que nosso processo ajudará sua empresa a alavancar as vendas. Clique em https://fleischer.com.br/logistica-e-commerce e saiba mais.
Entre em contato com a Fleischer